Publicado em 30/03/2022, por André Henrique dos Santos.
Palavras-chave: marcas, branding, storytelling, design, negócios, empreendendo, empreendedorismo.


Quer vender mais? Conte uma história!

Esse artigo é baseado no conteúdo do livro Building a Story Brand de Donald Miller. Nesse livro, Donald Miller lista os 7 elementos que uma boa história precisa ter para comunicar uma mensagem clara.

Todos nós adoramos e nos envolvemos com uma boa história, esse é um fato comprovado. Uma boa história é simples, possui lógica e tem uma mensagem clara evitando ruídos e falhas na comunicação que causem desinteresse por parte do espectador.

O que vemos hoje por grande parte das empresas e marcas é um conglomerado de ruídos em sua mensagem e informações desnecessárias, para parecerem superiores aos pares do mercado, que mais confunde e afasta do que ajuda seus clientes.
Toda boa história tem um PERSONAGEM PRINCIPAL que quer muito algo, mas encontra um PROBLEMA antes de conseguir obter esse algo. No auge do seu desespero, ele encontra um GUIA que entra em sua vida. Esse guia sempre tem um PLANO, seguido de uma CHAMADA PARA AÇÃO. Essa ação ajuda os dois a evitarem o FRACASSO e alcançarem o SUCESSO.

Agora que você já conhece os 7 elementos de uma boa história, vamos adaptar esses elementos para o cenário de uma marca e entender como eles se comportam em sua comunicação.

PERSONAGEM PRINCIPAL: Aqui está provavelmente o maior erro das marcas. O personagem principal ou herói da história não é você, é o seu cliente. Basta navegar por sites ou redes sociais para ver empresas falando o tempo todo de si mesmas, sobre como são as melhores, as mais acessíveis, as mais tecnológicas e a lista continua. Quem faz isso não percebe, mas está disputando com o próprio cliente sobre quem é o centro das atenções nessa história. As marcas devem posicionar como o guia da história, sendo reconhecidas como uma alternativa confiável para ajudar seus clientes a superar seus desafios e alcançar o sucesso.

PROBLEMA: Todo negócio vende algum tipo de solução para um problema existente. Você precisa saber qual problema interrompeu a vida pacífica e a estabilidade do seu personagem principal, o cliente. Ao falar sobre os problemas que os clientes enfrentam, eles se envolvem cada vez mais com a história contada. Existem três níveis que problemas que as pessoas enfrentam: externos, internos e filosóficos, e o que a maioria das marcas não percebe, é que sempre estão propondo soluções para problemas externos, quando na verdade, as pessoas valorizam e se interessam muito mais por quem às ajuda a resolver problemas de ordem interna ou filosófica.

GUIA: Clientes não estão procurando outro herói, estão procurando um guia. Se os heróis em uma história pudessem resolver seus próprios problemas, eles nunca teriam problemas em primeiro lugar, e é por isso que existe esse outro personagem que ajuda o herói a vencer. As marcas precisam se posicionar como esse guia que vai ajudá-los a resolver seus problemas.

PLANO: Você depositaria confiança em alguém que não tem um bom plano? Pois é, seu cliente também não. Toda empresa precisa apresentar de forma clara em sua mensagem um “plano para ação”, que é a sua forma proprietária para resolver o problema. Esse plano pode ser uma metodologia, um processo, um padrão, um roteiro… Enfim, um plano que gere confiança para que seu cliente tome uma atitude, o próximo elemento.

CHAMADA PARA AÇÃO: A menos que seja desafiado e instigado, o herói vai procrastinar para tomar uma atitude. Ele precisa de um desafio que o chame para uma tomada de ação e esse chamado deve fazer parte do plano do guia.

FRACASSO: Em toda história, o personagem principal está tentando evitar um final trágico que ponha tudo a perder. A pergunta que sempre se deve fazer durante uma história é: o que está em jogo? Se não há nada em jogo, não há história. Da mesma forma, se não há nada em jogo entre comprar ou não um produto, porque alguém o compraria? Simplificando, as marcas devem mostrar aos seus clientes o que irá lhes custar não fazer negócios com elas.

SUCESSO: Nunca pressuponha que seu cliente já sabe como seu produto ou serviço pode mudar a vida dele. Diga isso a ele. Todo mundo quer ser levado para algum lugar, mas se você não disser para o seu cliente onde o está levando, ele irá se envolver com outra marca. Você precisa mostrar a ele uma visão de como a vida dele pode melhorar se ele contar com a sua ajuda.

Esses são os 7 elementos que você pode usar para estruturar a comunicação da sua marca e envolver seu cliente com sua história. Mas lembre-se: construa uma narrativa fluida e inteligente para não parecer uma comédia romântica previsível.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma. Grande abraço!
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